RUA 09 nº 512 Qd. 24 Lt. 62 - Goiânia - GO (62) 3093-2206 (62) 3093-2206
Canal de denúnciaCIPA - Canal de denúncia

Você já ouviu falar da Síndrome de Burnout?

Gostou? compartilhe!

Você já ouviu falar da Síndrome de Burnout?

Saiba mais sobre Você já ouviu falar da Síndrome de Burnout?

O que é a Síndrome de Burnout

A síndrome também é conhecida como Síndrome do esgotamento Profissional, é caracterizada pelo desejo de ser o melhor sempre, ou seja, demonstrar um alto nível de desempenho em suas atividades. Quem porta essa síndrome, tende a medir sua autoestima pela capacidade de realização e também pelo sucesso em suas atividades. A satisfação vem de início, entretanto o prazer chega ao fim quando o seu desempenho passa a não ser reconhecido. A partir daí a pessoa sente uma necessidade enorme de se afirmar juntamente com o desejo de realização o que acaba virando uma compulsão; o paciente que chega nessa fase sofre, de problemas psicológicos, e um forte desgaste físico, causando sintomas como fadiga e exaustão.

Esta síndrome tem vários estágios, como a Dedicação intensificada, onde a pessoa sente a necessidade de realizar todas as atividades sozinho independente do horário, a realização tem que ser imediata. O paciente se coloca em segundo plano, deixando suas necessidades pessoais de lado. Chegando a perceber que algo não está certo, entretanto sente uma enorme dificuldade de enfrentar este problema.

O portador da síndrome, se isola, e chega a fase de negação, a partir daí ele recusa a socialização, e da prioridade a mensagens, e-mails, coisas que evitem contato direto com as pessoas. A pessoa começa a sentir os efeitos físicos, podendo existir até momentos de confusão mental, tristeza intensa, colapso físico e mental.

Já os sintomas variam entre fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, falta de ar, mudanças de humor, problemas de sono, dificuldade de concentração e problemas digestivos.

Por isso, é necessário buscar ajuda médica e psicológica com urgência. A forma de tratar o Burnout deve ser feita com acompanhamento profissional onde o mesmo deve avaliar a necessidade de afastar temporariamente o paciente da rotina de trabalho. E também prescrever, o uso de algum medicamento específico. Além disso, é recomendado práticas fora do trabalho, que possam provocar satisfação e prazer, como atividade física, ou algum hobby, conforme prescrição médica.



Gostou? compartilhe!

Comercial
Recepção e
Atendimento
Reclamações e
Elogios
chamar no WhatsApp
Proteção Segurança e Saúde Ocupacional www.protecaogo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×