Proteção Segurança e Medicina do Trabalho

RUA 09 nº 512 Qd. 24 Lt. 62 - Goiânia - GO 62 3093-2206 62 3093-2206

Você já ouviu falar da Síndrome de Burnout?

Gostou? compartilhe!

Você já ouviu falar da Síndrome de Burnout?

Saiba mais sobre Você já ouviu falar da Síndrome de Burnout?

O que é a Síndrome de Burnout

A síndrome também é conhecida como Síndrome do esgotamento Profissional, é caracterizada pelo desejo de ser o melhor sempre, ou seja, demonstrar um alto nível de desempenho em suas atividades. Quem porta essa síndrome, tende a medir sua autoestima pela capacidade de realização e também pelo sucesso em suas atividades. A satisfação vem de início, entretanto o prazer chega ao fim quando o seu desempenho passa a não ser reconhecido. A partir daí a pessoa sente uma necessidade enorme de se afirmar juntamente com o desejo de realização o que acaba virando uma compulsão; o paciente que chega nessa fase sofre, de problemas psicológicos, e um forte desgaste físico, causando sintomas como fadiga e exaustão.

Esta síndrome tem vários estágios, como a Dedicação intensificada, onde a pessoa sente a necessidade de realizar todas as atividades sozinho independente do horário, a realização tem que ser imediata. O paciente se coloca em segundo plano, deixando suas necessidades pessoais de lado. Chegando a perceber que algo não está certo, entretanto sente uma enorme dificuldade de enfrentar este problema.

O portador da síndrome, se isola, e chega a fase de negação, a partir daí ele recusa a socialização, e da prioridade a mensagens, e-mails, coisas que evitem contato direto com as pessoas. A pessoa começa a sentir os efeitos físicos, podendo existir até momentos de confusão mental, tristeza intensa, colapso físico e mental.

Já os sintomas variam entre fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, falta de ar, mudanças de humor, problemas de sono, dificuldade de concentração e problemas digestivos.

Por isso, é necessário buscar ajuda médica e psicológica com urgência. A forma de tratar o Burnout deve ser feita com acompanhamento profissional onde o mesmo deve avaliar a necessidade de afastar temporariamente o paciente da rotina de trabalho. E também prescrever, o uso de algum medicamento específico. Além disso, é recomendado práticas fora do trabalho, que possam provocar satisfação e prazer, como atividade física, ou algum hobby, conforme prescrição médica.



Gostou? compartilhe!

Comercial Whatsapp Proteção Whatsapp Proteção recepção/atendimento Whatsapp Proteção Whatsapp Proteção