RUA 09 nº 512 Qd. 24 Lt. 62 - Goiânia - GO (62) 3093-2206 (62) 3093-2206
Canal de denúnciaCIPA - Canal de denúncia

O que você sabe o que é a Higiene Ocupacional?

Gostou? compartilhe!

O que você sabe o que é a Higiene Ocupacional?

Saiba mais sobre O que você sabe o que é a Higiene Ocupacional?

A Higiene Ocupacional, também chamada de “Higiene do Trabalho” e “Higiene Industrial”, é a ciência que tem como objetivo identificar, e tomar conhecimento através de avaliações quais os riscos ocupacionais, e a partir daí fazer o controle do ambiente de trabalho, para que o mesmo não seja afetado. Tais riscos, podem ser reconhecidos como os agentes ambientais causadores de doenças e possíveis danos à saúde e até mesmo a integridade do trabalhador.

Podemos dividir os agentes de riscos ocupacionais em algumas categorias como: agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, encontrados nos ambientes de trabalho.

Os Agentes de Riscos físicos são aqueles desenvolvidos por máquinas ou circunstancias físicas do ambiente ocupacional como por exemplo, ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, frio, calor, umidade.

Os Agentes de Riscos químicos: são aqueles decorrentes das substâncias químicas em estado líquido, sólido ou gasoso, estes se absorvidos pelo organismo, podem resultar em reações tóxicas aos que manuseiam. Poeiras, gases, neblinas, fumos. Névoas, vapores, substâncias ou produtos químicos em geral, são exemplos dos agentes químicos.

Já os Agentes de Riscos biológicos podem ocasionar doenças, através da contaminação e pela forma com que é realizada determinada atividade. São exemplos dos riscos biológicos, os vírus, bactérias, protozoários, parasitas, fungos e bacilos.

Agentes de Riscos ergonômico são aqueles que se não cuidados podem acabar gerando distúrbios psicológicos e fisiológicos, provocando alterações no organismo, distúrbios ou lesões musculoesqueléticas e alteração emocional. São exemplos de atividades que ocasionam determinados problemas: esforço físico intenso, levantamento de peso, postura inadequada. Situações de estresse, longas jornadas de trabalho e em período noturno, controle rígido de produtividade. Monotonia e repetitividade, rotinas intensas, dentre outros.

E por último mas não menos importante, os Agentes de Riscos mecânicos ou de acidentes, esses ocorrem devido as condições físicas do ambiente de trabalho e se não evitados podem colocar a saúde e integridade do funcionário em risco. São exemplos desses agentes: máquinas e equipamentos sem proteção ou com defeito, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação com problemas, eletricidade, trabalho em altura e outros.

A Higiene Ocupacional tem o objetivo de prevenir tais problemas, por isso o ideal é fazer a antecipação de situações, através de uma avaliação de riscos possíveis, mediante a essa avaliação tomar as devidas medidas de prevenção, evitando que determinados processos industriais sejam implementados e até mesmo alterados.

É de grande importância reconhecer os riscos, esse reconhecimento pode ser feito através de uma avaliação qualitativa em relação à identificação dos agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho, e que possam provocar possíveis estragos à saúde e integridade dos colaboradores que realizam determinadas atividades. Deverá ser efetuado um estudo sobre as matérias primas, produtos e serviços, métodos e procedimentos de rotina, processos, instalações e equipamentos.

A avaliação dos riscos começa de forma quantitativa, levando em consideração os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora (NR)15. Limite de tolerância: “Concentração ou intensidade, máxima ou mínima relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador durante sua vida laboral.”

Para finalizar deverá ser realizado o Controle dos riscos extinguindo aqueles que foram antecipados, reconhecidos e avaliados no ambiente ocupacional.

*Com informações: http://segurancatemfuturo.com.br/index.php/2016/10/19/higiene-ocupacional-o-que-e-e-para-que-serve/*



Gostou? compartilhe!

Comercial
Recepção e
Atendimento
Reclamações e
Elogios
chamar no WhatsApp
Proteção Segurança e Saúde Ocupacional www.protecaogo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×