RUA 09 nº 512 Qd. 24 Lt. 62 - Goiânia - GO (62) 3093-2206 (62) 3093-2206
Canal de denúnciaCIPA - Canal de denúncia

O que você sabe sobre Assédio Moral?

Gostou? compartilhe!

O que você sabe sobre Assédio Moral?

Saiba mais sobre O que você sabe sobre Assédio Moral?

Assédio Moral

O assédio moral é uma das formas de violência realizadas no local de trabalho, é grave, e está inserido na perspectiva da prevenção de riscos profissionais. Juntamente com a promoção da saúde dos trabalhadores, este assunto conseguiu visibilidade há menos de 20 anos.

No início, as pessoas tiveram consciência da frequência e da gravidade das formas de violência física, e seus custos para as vítimas, famílias, empresas, sociedade e o Estado. Com o passar dos anos, outras formas de violência chamaram atenção de pesquisadores do assunto, quanto a definição de conceitos, e as singularidades que englobam sua ocorrência, incluindo as mais sutis e psicológicas, tal como, o assédio.

Embora possa ocorrer situações humilhantes, que por sua gravidade e eminência, indicam a ocorrência do assédio direcionado a uma pessoa, como um ato de discriminação racial. Não se trata de algo isolado, ou individual, mas do encontro de tal violência, que se encontra num grupo de condutas, estas afetam o ambiente de trabalho de uma maneira extensa.

No assédio moral o trabalhador fica exposto a situações constrangedoras e humilhantes, de forma repetida e prolongada, isto pode ocorrer devido a sua inserção em relações hierárquicas, e convivência com trabalhadores que desenvolvem atividades de níveis semelhantes na corporação. Também é possível se deparar com assédio praticado por chefes, e colegas de trabalho ao mesmo tempo, esse assédio é feito de diversas formas, com gestos, falas, textos, mensagens, presentes, comportamentos etc.

Os exemplos de assédio são, a provocação da competição exagerada, que resulta na premiação publica dos vencedores e ridicularização, de quem não atingiu as metas esperadas. Existem também os apelidos, os xingamentos explícitos ou escondidos, mas que são compreendidos de alguma forma, pelas pessoas em que o assédio lhe foi destinado. Isto indica discriminação de raça, orientação sexual, origem social, religião entre outros.

Ainda existem alguns casos em que o trabalhador perde algumas atribuições, e tarefas, ou até mesmo ferramentas de trabalho, mesmo que não tenha um rebaixamento de salário, isso acontece para que a pessoa seja excluída do grupo de trabalho, ou para impor algumas condições , fazendo com que a pessoa se sinta inútil no ambiente de trabalho.

O assédio além de atingir a dignidade do trabalhador, atinge a saúde física e emocional, ocasionando prejuízos para a imagem institucional das organizações privadas, além de afetar o desempenho de atividades laborais, tornando o ambiente de trabalho cheio de conflitos, fazendo com que aumente a rotatividade de trabalhadores.

Recentemente o assédio moral tornou-se um assunto relevante no meio organizacional, se manifestando como método de gestão imposto a partir da lógica do exercício do poder de direção, acerca de comportamentos agressivos, por parte dos colegas e chefes companheiros de trabalho, no contexto onde são valorizadas de forma predominante a competitividade e a produtividade, pois são cobradas metas e objetivos, a serem alcançados dentro da empresa, sendo assim o ambiente acaba ficando hostil, e sem solidariedade entre os próprios trabalhadores.



Gostou? compartilhe!

Comercial
Recepção e
Atendimento
Reclamações e
Elogios
chamar no WhatsApp
Proteção Segurança e Saúde Ocupacional www.protecaogo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×